PROJETO COZINHA AFETIVA

Com o objetivo de fortalecer o papel da mulher na família e na sociedade utilizando o alimento como caminho para impulsionar seu protagonismo, resgatar memórias afetivas ligadas à sua história e ainda incentivar a produção e consumo de alimentos saudáveis, o projeto cozinha afetiva desenvolvido pelo CRAS, Epagri e SENAR teve sua última etapa do ano realizada neste dia 08 de novembro de 2022, com a realização de uma Quitanda Rural, na qual os produtos, tanto alimentícios como de artesanato, produzidos pelas participantes foram comercializados ao público geral, com vistas a fortalecer a renda familiar como forma de incentivo a permanência das famílias na agricultura familiar e o protagonismo da mulher agricultora.

O projeto contou com a parceria do SENAR na realização dentro do cronograma do programa “Mulheres em Campo” para despertar o interesse pela gestão e ampliar o protagonismo feminino na administração das propriedades rurais. Também foram realizadas com as mulheres participantes atividades com vistas a despertar a sua competência, capacidade de superação, sensibilidade, jogo de cintura e determinação. Uma vez que essas são algumas das características que impulsionam as mulheres a ocuparem, cada vez mais, novos espaços, no campo e na cidade. Destaca-se que com foco e dedicação elas superam desafios para aproveitar as oportunidades de crescimento pessoal e profissional. O programa desenvolve competências de empreendedorismo e gestão, orienta na descoberta do potencial de cada participante e da propriedade, ensina a planejar e a transformar uma atividade em negócio.

            No período da tarde foi realizada palestra sobre violência contra a mulher, cujo material foi disponibilizado pela Rede Catarina da Policia Militar de Santa Catarina, ministrada pela professora Ivania Begnini Zingler, a qual abordou o tema de forma bastante lúdica com as mulheres participantes do projeto e demais mulheres atendidas através do CRAS. O evento foi de grande sucesso e aproveitamento, visto que contou com a participação de 64 pessoas.