Assistência Social retoma neste mês atividades dos Grupos de Idosos e inicia projeto em parceria com a Unoesc

A partir do mês de março de 2022, a Secretaria de Assistência Social juntamente com a Administração de Barra Bonita, irá promover o retorno das atividades com os Grupos Tradicionais de Idosos. Para o retorno, está previsto um encontro mensal para cada grupo nas comunidades do Centro, Águas do Araçá, Treze de Maio e Alto Caçador, sempre respeitando as normas sanitárias.

Ainda no mês de janeiro foi realizada uma reunião com participação das Diretorias dos Grupos, membros do Conselho Municipal do Idoso (CMI) e do prefeito Agnaldo Deresz, onde foi discutido sobre o Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa (PNDPI). Entre os assuntos estiveram o direito à convivência familiar e comunitária, ao lazer, à educação e à cultura.

EDUCAÇÃO NA TERCEIRA IDADE

Já no decorrer do mês de fevereiro, foram realizadas reuniões com os grupos para discutir o retorno dos encontros, elaborar o Calendário Anual e também divulgar o projeto da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), direcionado à Educação na Terceira Idade.

O projeto da Universidade da Terceira Idade (UNITI) é uma parceria entre os acadêmicos, administração municipal e Unoesc e o início das aulas será no próximo dia 09 de março. Para participar, não é necessária escolaridade, além disso, não serão realizadas avaliações. O investimento será de R$ 110 mensais por aluno e o curso tem duração de um ano e seis meses. Conforme a administração, o transporte será realizado pelo município até a Unoesc, em São Miguel do Oeste. Os interessados ainda podem se inscrever, basta procurar a Secretaria de Assistência Social.

Além deste, também existem outros projetos em andamento direcionados aos idosos como o “Esporte na Melhor Idade”, entre outros.