História

No início da década de 50 chegaram os primeiros colonizadores da região de Barra Bonita. Eram descendentes de imigrantes italianos e alemães, oriundos do Rio Grande do Sul. As famílias instalaram-se nas belas margens do Rio Barra Bonita, que deságua no Rio das Antas, e assim batizaram a localidade. Barra Bonita não passava de um pequeno povoado até tornar-se distrito de São Miguel do Oeste. A homologação elevando Barra Bonita à condição de Distrito aconteceu em 19 de dezembro de 1960, através da Lei N º 631/60.

A Emancipação Política Administrativa aconteceu através do plebiscito realizado em 10 de Outubro de 1995, através da lei Nº 10.052. Em 29 de Dezembro de 1995 foi elevado à condição de Município. O primeiro mandato de Governo aconteceu na eleição realizada em 03 de outubro de 1996, elegendo o primeiro Prefeito Municipal Sr. PEDRO RODRIGUES DA SILVA, tendo como Vice Prefeito Sr. ITACIR NOVELLO, os quais foram reeleitos para o mandato 2001-2004, nas eleições de 03 de outubro de 2000. No processo de emancipação o município de Barra Bonita agregou áreas também do município de Guaraciaba, Anchieta e Romelândia.

O Poder Executivo e o Legislativo foram instalados em Sessão Solene realizada no dia 01 de janeiro de 1997, sendo a 1a legislatura assim composta:

Vereadores:

CARLINHOS FRIEDERICHS; NOLI CASANOVA; SÉRGIO CHRISTOFOLI; AURÉLIO ANTÔNIO KARPINSKI; ACHILES FAVERO; CLAUDIMIR LUIZ DASSI; VALMIR LUIZ MARANGON; ELOIR BATISTA MOREIRA; DIRCEU CAETANO SARZI.

O primeiro presidente a assumir o Legislativo foi o Vereador Sérgio Christofoli.

Para o mandato de 2005- 2008 o executivo foi comandado por DIRCEU BERNADI (prefeito) e CLAUDIMIR LUIZ DASSI (vice-prefeito).

Entre 2009-2012 PEDRO RODRIGUES DA SILVA e CLAUDIMIR LUIZ DASSI chefiaram mais uma vez o executivo municipal.

Para o mandato de 2013- 2016 o executivo foi comandado por DARCI JOÃO FRIZON (prefeito) e ELVIRA RAMOS (vice-prefeita).

Para o mandato de 2017- 2020 o executivo foi comandado por MOACIR PIROCA (prefeito) e SANIR FRANCISCO BEDIN (vice-prefeito).

Atualmente o Poder Executivo é exercido pelo Prefeito Municipal Sr. AGNALDO DERESZ e o Vice – Prefeito Sr. ROBERTO FRANCISCO GIONGO.

O Município localiza-se geograficamente no Extremo – Oeste de Santa Catarina e emancipou-se de São Miguel do Oeste, distante 22 km aproximadamente deste, limita-se ao Norte com o Município de Anchieta e Guaraciaba, ao Sul, com o Município de São Miguel do Oeste e Romelândia, ao Oeste com o Município de são Miguel do Oeste e Guaraciaba, Leste com o Município de Anchieta e Romelândia.

O território do Município de Barra Bonita é de 107 Km². Sua população é de 1.739 habitantes formadas pelas etnias Italiana, Germânica e Polonesa.

O Município é formado pelas comunidades: sede, Linha São Judas Tadeu, Linha Alto Caçador, Linha Cruz e Souza, Linha Treze de Maio, Linha Três Irmãos, Linha Polaca, Linha Caçador Baixo, Linha Pomba Branca, Linha Progresso, Linha Alto São José, Linha Arvoredo, Linha Jataí, Linha 25 de Maio, Linha Águas do Araçá e partes das Linhas Traíra e Cordilheira.

Os principais Polos regionais mais próximos são: São Miguel do Oeste, Chapecó e Pato Branco no Paraná. A Capital do Estado é distante aproximadamente 750 km.