Agosto Lilás: Barra Bonita reforça ações de enfrentamento à violência contra a mulher.
Durante o mês de agosto, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de Barra Bonita (SC) intensifica as ações de conscientização e mobilização no marco da campanha Agosto Lilás, voltada ao enfrentamento à violência contra a mulher.
A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade à temática, promover debates e fortalecer a rede de apoio às mulheres em situação de violência. Mais do que alertar sobre os casos de agressão física, a campanha também chama atenção para outras formas de violência, como o controle emocional, as ameaças, o isolamento social e a desvalorização constante — muitas vezes naturalizados no cotidiano.
A Assistência Social do município reforça seu compromisso com o acolhimento humanizado, a escuta qualificada e o fortalecimento dos vínculos comunitários e institucionais que integram a rede de proteção às mulheres. O trabalho é realizado de forma integrada com os serviços do CRAS, da Proteção Social Especial e com demais instituições parceiras.
“Romper o ciclo da violência é um ato de coragem, e nenhuma mulher precisa fazer isso sozinha. Estamos aqui para apoiar, orientar e garantir o acesso aos direitos”, destaca a equipe da secretaria.
O Agosto Lilás também marca os 19 anos da criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), uma das mais importantes legislações brasileiras no combate à violência doméstica e familiar.
A Secretaria lembra que o atendimento está disponível durante todo o ano e incentiva que toda a comunidade seja agente de prevenção e denúncia. Situações de violência podem ser comunicadas diretamente aos órgãos de assistência ou pelos canais oficiais, como o Disque 180.

