Prefeito Agnaldo Deresz visita novo endereço do Escritório da Epagri no Município.

Na manhã de hoje (17/04), o Prefeito Agnaldo Deresz realizou uma visita ao novo endereço do Escritório da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), localizado agora junto à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, na Rua Duvidor. A mudança estratégica visa otimizar os atendimentos e aumentar a eficiência na demanda dos agricultores locais, fortalecendo assim o apoio crucial que a Epagri oferece à comunidade agrícola.

O novo local se torna um ponto estratégico, facilitando o acesso dos produtores aos serviços oferecidos pela Epagri. Com esta reestruturação, a administração municipal reforça seu compromisso com o desenvolvimento rural sustentável, promovendo a integração entre as diferentes esferas de apoio aos agricultores.

A Epagri, reconhecida como uma instituição de referência em pesquisa, assistência técnica e extensão rural, desempenha um papel fundamental no fortalecimento do setor agrícola. Suas competências abrangem desde a realização de estudos científicos até a prestação de serviços de extensão rural, com o objetivo de promover a inovação, o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de vida no campo.

Nesse contexto, os extensionistas da Epagri desempenham um papel essencial, que podemos destacar o atendimento às Comunidades de Linha Tateto, Jatai, São Judas, Alto Caçador, Cruz e Souza , Treze de Maio, Três Irmãos (Rabo de Galo), 25 de Maio, realizados pelo Extensionista Claudinei Isoton com assuntos relacionados e voltados a área técnica (bovinocultura de leite e corte, pastagens), manejo e conservação de solo, área ambiental,  projetos e execução de programas do Governo Estadual e Secretaria de Agricultura e Pecuária e também planos de crédito.

O Extensionista Orlando Fuchs desenvolve ações técnicas nas áreas ambientais, proteção de solo, bovinocultura de leite e corte, piscicultura, apicultura e plantas de lavouras, atendendo a Linha Alto São José, Caçador Baixo, Progresso, Polaca, Arapongas, Beira Rio Águas do Araçá e Arvoredo. Atua também na linha de ações está de atendimento dos programas governamentais tais como Autorizações de retirada de sementes de milho, calcário, Kits solo saudável, Kits forrageiras e atendimento aos demais programas oriundos da Secretaria da Agricultura e Pesca do Estado de Santa Catarina. Trabalha na elaboração de projetos técnicos nas atividades rurais desenvolvidas pelos agricultores. O extensionista também realiza acompanhamento de ações no Turismo Rural. Completando a equipe a Extensionista Social Diandra Andreolla, tem atuação em todo município no que diz respeito às áreas de orientação para produção de alimentos, educação ambiental e em saúde, economia doméstica, aspectos sociais, cooperativismo e associativismo, gestão de resíduos sólidos e gênero e geração visando a melhoria da qualidade de vida das famílias no meio rural.

Todos os extensionistas são profissionais capacitados e dedicados, que atuam diretamente junto aos agricultores, promovendo a adoção de técnicas e tecnologias que favorecem a preservação ambiental e a valorização da agricultura familiar. Ao unir esforços com a Epagri, a Prefeitura Municipal demonstra seu comprometimento em promover o crescimento econômico e social do meio rural, garantindo o acesso dos agricultores a serviços de qualidade e promovendo a sustentabilidade ambiental.