Saúde Mental: Campanha da Secretaria Municipal de Saúde de Barra Bonita – SC

No decorrer deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Bonita – SC empreende uma significativa campanha voltada à população, direcionando esforços para sensibilizar as pessoas em relação à saúde emocional e mental. Em um cenário em que frequentemente priorizamos a atenção à saúde física, muitas vezes negligenciamos a complexidade intrínseca de nossa saúde mental e o indispensável bem-estar emocional.

É imperativo compreender que a saúde mental é tão crucial quanto a física. Da mesma maneira que discutimos abertamente sobre os cuidados com o corpo, é essencial normalizar o diálogo sobre a saúde mental. Nossa mente não existe em um vácuo separado do corpo; somos um organismo integrado que necessita de cuidados holísticos.

A campanha propõe um olhar introspectivo, convidando as pessoas a se reconectarem consigo mesmas, explorando suas emoções, pensamentos e comportamentos. Refletir sobre a própria vida, sentido e propósito, bem como avaliar os relacionamentos e a saúde mental/emocional, em contextos variados como família, trabalho e convívio social, torna-se um exercício fundamental.

Sintomas a serem observados: Fica o alerta para sinais de adoecimento mental, tais como falta ou excesso de apetite, sentimentos de medo, preocupação e angústia, baixa autoestima, sensibilidade emocional, insônia, fadiga crônica, perda de interesse em atividades cotidianas, isolamento social, dificuldades em lidar com problemas cotidianos, irritabilidade e/ou agressividade.

Fomentar reflexões sobre a cultura da saúde mental é uma iniciativa louvável. O mês de janeiro, como primeiro mês do ano, proporciona uma oportunidade valiosa para incluir a saúde mental como uma meta essencial e objetivos fundamentais para 2024. Estabelecer metas para o bem-estar emocional é tão relevante quanto qualquer outra resolução, reconhecendo que a saúde mental é um alicerce essencial para uma vida plena.

Ao promover essas reflexões, a Secretaria Municipal de Saúde não apenas contribui para a conscientização, mas também para a construção de uma comunidade mais saudável e resiliente. A saúde mental é um patrimônio coletivo que, quando cuidado e priorizado, eleva o nível de bem-estar de toda a sociedade. Que esta campanha inspire mudanças duradouras na forma como percebemos e valorizamos nossa saúde mental, promovendo um futuro onde o equilíbrio entre corpo e mente seja uma busca constante e compartilhada por todos.

Deixamos algumas dicas para manter a sua Saúde Mental:

Ter um sono regular; Relaxar para aquietar a mente; Praticar atividade física; Treinar a mente de forma positiva;  Convívio social com pessoas que você gosta; Romper com a rotina; Aceitar as exigências da vida; Saber lidar com as emoções; Reconhecer os limites; Estar bem consigo mesmo; Procurar ajuda quando necessário.