CMDCA realizou capacitação às Conselheiras Tutelares.

Nos dias 18 e 19 de julho as Conselheiras Tutelares efetivas e suplentes, realizaram uma Capacitação referente ao Sistema SIPIA, tendo como local as dependências da sala de Informática da Escola Olavo Bilac na comunidade de Linha Treze de Maio.

O SIPIA é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Este Sistema tem uma saída de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional, possibilitando o mapeamento e geração de dados estatísticos reais e se constitui em uma base única nacional para formulação de políticas públicas no setor.

O SIPIA serve como ferramenta facilitadora do trabalho dos Conselhos Tutelares, onde são registradas as demandas sobre violação, sendo que também o próprio sistema gera os devidos encaminhamentos para a garantia aos direitos assegurados da criança e do adolescente.

O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças Adolescentes- CMDCA promoveu esta Capacitação, o curso foi ministrado pela Professora Alda Detofol, a qual enfatizou a importância de usar o Sistema e cadastrar os casos das Crianças e Adolescentes atendidos pelo Conselho Tutelar.