Com situação considerada epidêmica, Barra Bonita planeja ações para combate à Dengue

O município de Barra Bonita entrou para a lista de cidades do Extremo Oeste nas quais a forte presença do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, tem preocupado as autoridades e a comunidade. Conforme a secretária de Saúde, Aurélia Terezinha dos Santos, até o momento Barra Bonita contabiliza nove casos confirmados de Dengue e outros sete casos com suspeita da doença. Ao todo, o município já contabiliza 30 focos do vetor.

Esses índices já configuram uma situação epidêmica no município, considerando o índice populacional de 1,6 mil habitantes em Barra Bonita. “Nosso município está aguardando esses exames e é considerado com situação epidêmica. Estamos ainda aguardando alguns resultados e discutindo ações”, menciona a secretária.

Nesta terça-feira (19), a Sala de Situação em Combate à Dengue realizou a primeira reunião. O grupo é formado por entidades, administração municipal e secretários das várias pastas do município. Da reunião, já ficou definido um mutirão para a próxima semana. “Ontem tivemos a primeira reunião com os demais órgãos, administração e secretários na Sala de Situação, onde discutimos vários assuntos, as ações concretas que iremos realizar. Na próxima semana vamos fazer mutirões com as demais secretarias, vamos visitar novamente toda a população, principalmente no perímetro urbano”, destaca Aurélia.

Para a ação ser eficaz, será feito um levantamento dos locais onde o vetor está se proliferando. A secretária salienta a importância do apoio da comunidade e união de esforços com o poder público. “Vamos fazer um pente fino com a administração e demais secretarias para podermos diminuir esses casos. Pedimos à população que continue cuidando a sua residência, os arredores, não deixem água parada, pneus, caixa d’água para que possamos controlar com maior rapidez essa epidemia que está nos preocupando tanto”, finaliza.