Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo realiza formação de professores da rede municipal, com o tema: Perspectivas da Humanização mediada por tecnologias digitais.

A rápida evolução tecnológica tem redefinido a forma como nos relacionamos, aprendemos e trabalhamos. Nesse contexto, explorar a perspectiva da humanização mediada por tecnologias digitais se torna essencial para compreendermos como as inovações tecnológicas podem ser empregadas para promover uma maior conexão humana e empatia em meio a um mundo cada vez mais digitalizado.

Esse desafio é enfrentado no dia-a-dia de nossos professores frente aos alunos que estão cada dia mais inseridos no mundo digital. No entanto, o avanço tecnológico muitas vezes é associado a uma possível desumanização, com a preocupação de que a interação humana autêntica seja substituída por interfaces digitais impessoais.

Nesse contexto ao discutir a humanização mediada por tecnologias digitais, é fundamental abordar os desafios para promover relações humanas e empáticas em um mundo cada vez mais conectado digitalmente. No entanto, é fundamental que essas tecnologias sejam desenvolvidas e utilizadas de maneira ética e responsável, com o objetivo de valorizar a dignidade e os direitos humanos. Ao fazê-lo, podemos aproveitar ao máximo os benefícios da tecnologia enquanto preservamos o cerne de nossa humanidade.

Além das atividades teóricas em sala de aula, os professores tiveram a oportunidade de se envolver em uma experiência enriquecedora ao ar livre, participando de uma trilha ecológica descontraída e animada. Essa atividade promoveu um contato direto com a natureza, proporcionando momentos de contemplação e conexão com o ambiente natural. Além disso, como parte integral de sua formação, os professores também receberam instruções valiosas sobre procedimentos de primeiros socorros, ministradas pelo Corpo de Bombeiros, visando prepará-los para situações emergenciais e garantir a segurança de todos os envolvidos.