Município decreta situação de emergência após tempestade de granizo.

Na madrugada do dia 16 de novembro, uma tempestade de granizo assolou o município de Barra Bonita/SC, deixando mais de 130 residências em situação de calamidade. Os estragos foram extensos, com telhados danificados, árvores caídas, prejuízos às lavouras, estradas obstruídas e bueiros comprometidos. Diante da magnitude dos danos, o governo municipal decretou estado de emergência, visando agilizar as ações de resposta e recuperação.

Conforme o prefeito municipal Agnaldo Deresz, a necessidade da declaração do Decreto de Situação de Emergência se justifica pela urgência em prover assistência às famílias afetadas e recuperar a infraestrutura danificada. Essa medida permite que recursos sejam mobilizados de forma mais rápida e eficaz, garantindo apoio emergencial à população atingida.

A atuação da Defesa Civil Municipal torna-se crucial nesse contexto. Responsável por coordenar as ações de resposta a desastres naturais, a Defesa Civil desempenha um papel fundamental na mitigação dos impactos e na proteção da vida e do patrimônio da comunidade.

Uma das ações imediatas realizadas pela Defesa Civil Municipal foi a distribuição de lonas para as residências atingidas, visando mitigar os estragos causados pelos danos nos telhados. Essa medida emergencial busca proporcionar abrigo temporário e evitar que as condições climáticas adversas agravem ainda mais a situação dos moradores.

É crucial que a população permaneça alerta em relação às condições meteorológicas. Em caso de novas tempestades ou situações de risco, é essencial acionar a Defesa Civil Municipal ou os bombeiros imediatamente. O rápido acionamento desses serviços pode salvar vidas e minimizar danos materiais.

A situação de emergência decretada pelo município reflete a gravidade dos acontecimentos e a necessidade de uma resposta coordenada e eficiente. A solidariedade entre os cidadãos, a atuação das autoridades locais e a pronta resposta da Defesa Civil são fundamentais para superar os desafios impostos por desastres naturais e promover a reconstrução da comunidade afetada.