Município de Barra Bonita é beneficiado com programa de Georreferenciamento de Imóveis Rurais.

O Município de Barra Bonita está prestes a dar um importante passo rumo à regularização fundiária e à modernização da gestão territorial com o programa de Georreferenciamento de Imóveis Rurais, uma iniciativa promovida pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura. O programa beneficiará todos os proprietários de imóveis rurais em Barra Bonita, atendendo aproximadamente 785 imóveis no Município.

O Georreferenciamento é uma ferramenta fundamental para aperfeiçoar a regularização dos imóveis rurais, garantindo a correta identificação e delimitação das áreas, proporcionando maior segurança jurídica aos proprietários e contribuindo para o desenvolvimento ordenado do município. Além disso, todos os imóveis contemplados no programa receberão a Certificação do georreferenciamento, o que atesta a precisão dos dados e a conformidade com as normas legais.

O processo será realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura e Pesca, e de acordo com o secretário Valdir Colatto, o programa é fruto de uma licitação realizada pelo Governo do Estado de Santa Catarina para atender diversos municípios do Estado, sendo um deles o município de Barra Bonita, demonstrando o empenho da gestão municipal em promover a regularização fundiária e modernizar a gestão rural de todas as propriedades do município.

Os trabalhos de levantamento de dados e geolocalização terão início já na próxima semana, quando equipes especializadas iniciarão as atividades de campo para a demarcação dos imóveis. Para garantir a eficiência e organização do processo, será elaborado um cronograma detalhado, onde o georreferenciamento ocorrerá por Linhas, facilitando a execução das atividades.

Um destaque importante do programa é a implantação do projeto piloto de demarcação por marcos nas divisas dos imóveis rurais. Esse sistema moderno e tecnológico permitirá uma delimitação mais precisa e segura das áreas, eliminando possíveis conflitos de limites e contribuindo para a preservação ambiental.

A expectativa é que o programa de Georreferenciamento de Imóveis Rurais beneficie não apenas os proprietários rurais, mas também o desenvolvimento econômico e social de Barra Bonita como um todo. A regularização fundiária é um passo essencial para atrair investimentos, garantir a sustentabilidade agrícola e valorizar o patrimônio rural do município.

A regularização fundiária é uma ação fundamental para o crescimento econômico e social de Barra Bonita, pois contribui para a melhoria da produtividade agrícola, o acesso a políticas públicas e a valorização do patrimônio rural. Com o programa de Georreferenciamento, o município dá um passo importante para consolidar seu desenvolvimento rural de forma segura e eficiente, consolidando-se como um município moderno, organizado e comprometido com o bem-estar de seus cidadãos.